A educação tem papel essencial para o desenvolvimento contínuo das sociedades: não como um remédio milagroso, mas como uma via a serviço de um desenvolvimento humano mais harmonioso e autêntico. É o que diz o relatório da Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Neste documento, são apresentados quatro pilares para a educação ao longo da vida, conceito que visa responder aos desafios do século XXI, um mundo cosmopolita e em rápida transformação.

Esses pilares são adotados como alicerces da pedagogia na Escola Céu de Brigadeiro e, por isso, os apresentamos a seguir:

O progresso constante da Ciência e Tecnologia são um dos desafios que a Educação do Século XXI precisa superar.

O conhecimento fechado e acabado, transmitido de professores para alunos, sofre o risco constante de se tornar obsoleto à medida que o mundo avança.

Assim, o pilar do Aprender a Conhecer propõe o ensino de uma cultura geral, suficientemente ampla, que possibilite ao aluno desenvolver a capacidade de interpretar a realidade com ferramentas próprias ao longo de toda a vida, ou seja: Aprender a Aprender, tornando o próprio desenrolar de nossas histórias uma oportunidade de conhecer.

APRENDER A CONHECER

Aprender a Ser significa ampliar a compreensão de si nos alunos.

Por isso, a Educação precisa levar em conta as potencialidades de cada indivíduo, incluindo memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se, carisma natural e mais.

Assim, procura-se desenvolver a personalidade de cada um, permitindo maior autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.

APRENDER A SER

Indo além dos conhecimentos referentes a um determinado ofício, ou profissão, a idéia de "aprender a fazer" advoga em favor do ensino de habilidades mais dinâmicas, capazes de serem aplicadas em um grande número de situações práticas e sociais.

Assim, espera-se que os alunos sejam formados para trabalharem em equipe e para moldarem seus conhecimentos, buscando solucionar situações inesperadas e práticas.

 

Esse conceito favorece a iniciativa, a concretização, a operacionalização e o pragmatismo.

APRENDER A FAZER

As transformações presentes no século XXI vão além da ciência e tecnologia. As próprias sociedades estão em movimento e, nesse cenário, se faz necessária um ensino que vise a compreensão do outro e do mundo.

Aprender a Conviver é desenvolver o conhecimento a respeito dos outros, de sua história, tradição e espiritualidade, a fim de incentivar a compreensão mútua e a harmonia, permitindo o desenvolvimento de projetos comuns, ou uma gestão inteligente dos conflitos.

APRENDER A CONVIVER

Fale conosco, ou venha nos visitar. Estamos à disposição para responder quaisquer dúvidas que você, ou seus filhos possam ter.

(65) 2129-4603

contato@escolaceudebrigadeiro.com.br

Rua Pedro Biancardini (antiga Rua Caracas), nº 84

Jardim das Américas - Cuiabá

CEP 78060-597