APRENDER A CONHECER

O progresso constante da Ciência e Tecnologia são um dos desafios que a Educação do Século XXI precisa superar.

O conhecimento fechado e acabado, transmitido de professores para alunos, sofre o risco constante de se tornar obsoleto à medida que o mundo avança.

Assim, o pilar do Aprender a Conhecer propõe o ensino de uma cultura geral, suficientemente ampla, que possibilite ao aluno desenvolver a capacidade de interpretar a realidade com ferramentas próprias ao longo de toda a vida, ou seja: Aprender a Aprender, tornando o próprio desenrolar de nossas histórias uma oportunidade de conhecer.

Pilares%20-%20Aprender%20a%20conhecer_ed

APRENDER A SER

Aprender a Ser significa ampliar a compreensão de si nos alunos.

Por isso, a Educação precisa levar em conta as potencialidades de cada indivíduo, incluindo memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se, carisma natural e mais.

Assim, procura-se desenvolver a personalidade de cada um, permitindo maior autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.

Pilares - Aprender a Ser.jpeg

APRENDER A FAZER

Indo além dos conhecimentos referentes a um determinado ofício, ou profissão, a idéia de "aprender a fazer" advoga em favor do ensino de habilidades mais dinâmicas, capazes de serem aplicadas em um grande número de situações práticas e sociais.

Assim, espera-se que os alunos sejam formados para trabalharem em equipe e para moldarem seus conhecimentos, buscando solucionar situações inesperadas e práticas.

Esse conceito favorece a iniciativa, a concretização, a operacionalização e o pragmatismo.

Pilares - Aprender a fazer.jpeg

APRENDER A CONVIVER

As transformações presentes no século XXI vão além da ciência e tecnologia. As próprias sociedades estão em movimento e, nesse cenário, se faz necessária um ensino que vise a compreensão do outro e do mundo.

Aprender a Conviver é desenvolver o conhecimento a respeito dos outros, de sua história, tradição e espiritualidade, a fim de incentivar a compreensão mútua e a harmonia, permitindo o desenvolvimento de projetos comuns, ou uma gestão inteligente dos conflitos.

Pilares - Aprender a conviver.JPG