APRENDER A CONHECER
O progresso constante da Ciência e Tecnologia são um dos desafios que a Educação do Século XXI precisa superar.
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O conhecimento fechado e acabado, transmitido de professores para alunos, sofre o risco constante de se tornar obsoleto à medida que o mundo avança.
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Assim, o pilar do Aprender a Conhecer propõe o ensino de uma cultura geral, suficientemente ampla, que possibilite ao aluno desenvolver a capacidade de interpretar a realidade com ferramentas próprias ao longo de toda a vida, ou seja: Aprender a Aprender, tornando o próprio desenrolar de nossas histórias uma oportunidade de conhecer.
APRENDER A SER
Aprender a Ser significa ampliar a compreensão de si nos alunos.
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Por isso, a Educação precisa levar em conta as potencialidades de cada indivíduo, incluindo memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se, carisma natural e mais.
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Assim, procura-se desenvolver a personalidade de cada um, permitindo maior autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.
APRENDER A FAZER
Indo além dos conhecimentos referentes a um determinado ofício, ou profissão, a idéia de "aprender a fazer" advoga em favor do ensino de habilidades mais dinâmicas, capazes de serem aplicadas em um grande número de situações práticas e sociais.
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Assim, espera-se que os alunos sejam formados para trabalharem em equipe e para moldarem seus conhecimentos, buscando solucionar situações inesperadas e práticas.
Esse conceito favorece a iniciativa, a concretização, a operacionalização e o pragmatismo.
APRENDER A CONVIVER
As transformações presentes no século XXI vão além da ciência e tecnologia. As próprias sociedades estão em movimento e, nesse cenário, se faz necessária um ensino que vise a compreensão do outro e do mundo.
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Aprender a Conviver é desenvolver o conhecimento a respeito dos outros, de sua história, tradição e espiritualidade, a fim de incentivar a compreensão mútua e a harmonia, permitindo o desenvolvimento de projetos comuns, ou uma gestão inteligente dos conflitos.