Dia Mundial da Saúde: Nutrição

Oi, papais e mamães!

Hoje voltamos a falar sobre Saúde, pois estamos no Dia Mundial da Saúde, mas nada de doenças dessa vez. O assunto é nutrição e quem vai nos acompanhar é a nutricionista da escola, a Dra. Tainás Freitas (CRN15340/P).

Como vocês sabem, não tem como viver uma vida saudável sem hábitos alimentares saudáveis. Isso vale para nós, adultos, da mesma forma que vale para nossos pequenos. Mas o que exatamente significa isso de “hábitos alimentares saudáveis”?

Me acompanhem, que e vamos tentar esclarecer isso.

Durante os seis primeiros meses de vida, tudo que os bebês precisam é de leite materno (ou da chamada “fórmula"). Quem diz isso é a Organização Mundial da Saúde (OMS) e nossa nutricionista explica o por quê.

“O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele, estão todas as proteínas, vitaminas, gorduras e outros nutrientes necessários para o seu desenvolvimento correto e completo. Além disso, o leite materno também carrega anticorpos da mãe para o bebê, essenciais para protegê-lo de doenças”

Bem impressionante, né?

A imagem mostra duas cuidadoras dando de comer para dois bebes gêmeos, sentados em cadeirinhas especiais, no espaço tutti-frutti da Escola, enquanto a Nutricionista observa.
Nossa nutri e cuidadoras na hora de comer dos pequenos Isaac e Samuel

Pois. Depois desses seis meses, o sistema digestivo do bebê já está “amadurecido”, ou seja, já terminou de se desenvolver e está pronto para receber outros tipos de alimento, o que é muito importante, pois o bebê também começa a precisar de outros tipos de nutrientes, além daqueles que o leite materno pode oferecer.

É nesse ponto que as coisas começam a ficar mais complicadas.

O que oferecer para a criança? Existem algumas escolhas óbvias, por exemplo, é melhor uma batatinha cozida do que uma batatinha frita. Mas é certo tirar todas as gorduras da dieta delas?

Isso mesmo, papais e mamães, a resposta é: NÃO.

“Pode até soar estranho, mas a gordura deve ser sim introduzida na alimentação infantil. Na verdade, a gordura, que sempre é vista como vilã na alimentação, é essencial para a saúde, seja de crianças, ou adultos, pois elas são essenciais para o desenvolvimento neurológico das crianças e na absorção das vitaminas A, D, E e K”, afirma nossa nutricionista.

Mas ela destaca: introduzida sem exageros.

E para não exagerar, é importante entender que, quando os nutricionistas falam em “gorduras”, eles não estão se referindo só a aquela gordurinha da picanha, bem suculenta, que me dá água na boca só de pensar.

Sete pratinhos de comida para crianças, com arroz, feijão, tomate, repolho, cane moída e creme de abóbora
Um dos segredos da alimentação saudável e balanceada são refeições bem coloridas, com legumes, verduras e uma carninha

Podemos encontrar diferentes tipos de gordura nos peixes, nos derivados do leite e até mesmo nas frutas, como o abacate. Além disso, os óleos que usamos para cozinhar no dia-a-dia também são gorduras. Manteiga, ou margarina são gorduras. Mesmo o azeite, que costuma ser usado para temperar saladas, é um tipo de gordura.

Além disso, Ferro, Cálcio, Carboidratos, Proteínas, Zinco e Vitaminas são outros nutrientes especialmente importantes para o desenvolvimento sadio de nossas crianças, diz a nutricionista.

Bem, acho que por hoje é o suficiente, mas esse assunto está longe de terminar. Fique de olho em nosso blog, pois vamos falar muito mais sobre alimentação saudável no futuro.

Caso tenham alguma dúvida sobre o assunto, ou queiram sugerir outro tipo de pauta, entrem em contato pelos comentários.

Até a próxima!