top of page

Desfralde Descomplicado



Olá, mamães e papais


Nesta semana vamos falar sobre uma preocupação recorrente acerca do desenvolvimento dos pequenos: a hora do desfralde. Quem vai nos ajudar nessa conversa é o Dr. Ivo Antonio Vieira, médico urologista.


Para começarmos, a primeira coisa a fazer, no que diz respeito a qualquer questão sobre o desenvolvimento das crianças, é manter a calma.


O desfralde é um processo que depende de vários fatores e cuja duração muda de criança para criança. Por isso, ao tratarmos aqui de algumas idades importantes para o processo, é fundamental considerá-las como uma aproximação e não uma regra.


"Muitos pais ficam ansiosos para a retirada das fraldas, pois encaram a troca de fraldas como um trabalho cansativo. Paciência é o segredo. Nada de pressão.", diz o Dr. Ivo. E eu acrescento: Pressão na hora de ir ao banheiro pode atrapalhar até mesmo os adultos, então imagine as crianças.




A Hora Certa

Como vocês já sabem, as crianças estão em constante desenvolvimento motor, social e cognitivo, principalmente nos primeiros anos de vida.


Esse desenvolvimento natural, aliado aos estímulos corretos, permite o surgimento e aprimoramento de novas habilidades. No caso do desfralde, precisamos entender que os primeiros estímulos são justamente as necessidades fisiológicas, uma vez que essas são formas da criança tomar conhecimento sobre o seu próprio corpo.


Em outras palavras: fazer cocô e xixi acontece automaticamente, mas com o aumento das capacidades cognitivas a criança se torna capaz de perceber isso e, aos poucos, exercer certo controle no processo.


Por isso, os pais devem estar atentos aos sinais indicativos de maturidade e coordenação motora e esfincteriana. "Um importante sinal é o tempo que leva para molhar a fralda; se avisa que quer urinar ou evacuar; se demonstra desconforto com a fralda suja ou molhada", disse.


De acordo com nosso médico, esses sinais podem começar a aparecer já aos 18 meses, as vezes antes, às vezes depois. Como depende de fatores neurológicos e fisiológicos, não se pode forçar a situação muito cedo. Seria como obrigar um bebê a caminhar antes dos 8 meses: não daria certo e ainda se correria o risco de atrasar o processo.


No entanto, também não é bom que demore muito mais que isso. Se aos 3 anos a criança continuar com dificuldades no controle da evacuação, pode ser necessário investigar a situação mais a fundo.




O Treinamento

Como o nome sugere, o treinamento para o desfralde é um processo que exige um pouco de disciplina, dedicação e paciência, como qualquer outro treinamento.

Essa é a dica de ouro.


Mas o nosso médico foi bastante gentil e organizou mais algumas dicas, para ajudar nessa hora.


1- A transição deve acontecer em todos os ambientes. Isso significa em casa, na escola, na casa da madrinha, da vovó, da outra vovó e assim por diante.


2- Fraldas podem ser dispensadas no final de semana, quando, geralmente, os pais podem acompanhar mais de perto os bebês.


3- É habitual que crianças façam cocô e urinem uma hora após as refeições. Essa seria uma boa hora para colocar a criança no penico e incentivar a evacuação, para depois poder elogiar.


4- A hora do penico deve ser tranquila e até prazerosa. Livros, jogos, músicas, não muito diferente do que eu gosto de fazer até hoje.


5- Fique atento a caretas, podem ser sinais de que é uma boa hora para o penico.


6- Recaídas são inevitáveis. Diante delas, mantenha a calma e diga algo do tipo "escapou, mas da próxima vez você sei que você tentará avisar antes".


7- O desfralde noturno é um pouquinho mais desafiador. Recomendamos que as primeiras tentativas aconteçam cerca de seis meses depois que o controle esteja perfeito durante o dia.


Acho que exploramos bastante esse assunto, né? Mas, caso reste alguma dúvida, entrem em contato conosco, assim poderemos procurar a melhor forma de responder.


Até mais!




142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page